quinta-feira, 25 de julho de 2013

Postura da Meia-Lua - Half Moon Pose - Arda-Chandrasana



Ardha-Chandrasana ou Postura da Meia-lua é a primeira das 26 posturas da sequencia de Bikram Yoga. Essa postura determina como será a sua prática durante os 90 minutos. A postura da Meia-lua aquece toda a coluna e ativa o sistema nervoso central, o que certamente afeta o seu desempenho nas outras 25 posturas que se seguem.

As origens científicas da Postura da Meia-lua vem da Hatha Yoga. A palavra Hatha (ou seja, qualquer série de posturas), vem da combinação dos dois termos sânscritos. "Ha" significa sol e "tha" significa lua. Quando os dois componentes da palavra são colocados juntos, "hatha" significa "forte", o que implica que um poderoso trabalho precisa ser feito para purificar o corpo. Yoga significa união, daí hatha yoga se destina a unir a energia solar (masculino, ativo) com a energia da lua (feminino, receptivo), produzindo, assim, o equilíbrio e o poder maior em um indivíduo. O sol é representado no lado direito do corpo e a lua no lado esquerdo. É também por isso quase todas as posturas de yoga são feitas da direita para a esquerda (do sol para a lua ou do masculino para o feminino). 

Essa idéia do sol e da lua é muito evidente na Postura da Meia-lua. Primeiro você curva para a direita, movendo a circulação da direita para a esquerda (Ha para Tha). Então você curva para a esquerda, invertendo a circulação. No começo é difícil você manter um bom alinhamento. Ao longo do tempo, o corpo melhora, e você será capaz de aprofundar na postura e, por consequentemente, mover ainda mais a circulação sanguínea para cada lado do corpo. Eventualmente, no futuro, o lado que você está curvando só terá cerca de 4 centímetros de distância da sua omoplata / escápula ao osso do quadril (osso ilíaco).

  • Esta flexão lateral é uma preparação para curvatura da Meia-lua para trás( Half Moon backbend, ou flexão para trás) que acontece em seguida. Para fazer uma boa curvatura para trás, comece relaxando a cabeça para trás, o máximo que ela for. Na verdade, olhar para o chão atrás de você e usar seus olhos para guiá-lo ajuda a aprofundar na postura. Quando você está curvando totalmente para trás, contraia os músculos do quadril e empurre para frente em direção ao espelho, consequentemente a sua postura estará com uma base mais sólida e você consegue se aprofundar ainda mais na sua curvatura para trás. Mantenha os braços e cotovelos em linha reta tentando esticar bem para trás .... respire! Não tenha medo, se suas costas doerem ou se você se sentir estranho. Essa é uma experiência normal.

Benefícios:
Reduz a gordura em todo o corpo: coxas, quadris, cintura, nádegas, braços e abdômen.
Melhora e fortalece todos os músculos na parte central do corpo, especialmente a parte de trás e do abdómen.
Aumenta a flexibilidade da coluna vertebral
Ajuda a liberar a tensão no sistema respiratório
Corrige a má postura
Promove a função renal adequada
Ajuda na cura do aumento do fígado e do baço
Ajuda na cura da má digestão e prisão de ventre
Ajuda a aliviar a dor lombar, asma bronquica, deformidades escoliose, cotovelo de tenista, ombro congelado
Realinha a coluna vertebral
Alonga os gânglios linfáticos e é bom para linfoma
Melhora a força de vontade e auto-estima das crianças

Benefícios energéticos
  •  Alinhamento adequado de exercícios de meia-lua e abre muitos dos Chackras.
  • Alinhando seus quadris abre os Chakras 1 (root), 2 (sexual) e 3 (plexo solar). Isso rompe questões de poder, intimidade, sexualidade, criatividade e a auto-imagem.
  • Abertura dos ombros ativa os Chakras 3 (plexo solar), 4 (coração) e 5 (garganta). A abertura da área do ombro ajuda a equilibrar a diferença que você sente entre o seu eu interior e exterior: como você se vê e como você sente  e o mundo vê você
  • Permite você se libertar e de levar-se muito a sério

Dicas:
Você deve usar os quadris. Se você sentir dor nas costelas ou escápula, você está usando demais a parte superior da coluna e não o suficiente de seus quadris.
Os dois maiores erros na Half-Moon é segurar o corpo para cima para evitar a dor de alongamento e se jogar apenas com a flexibilidade. Abaixo estão algumas dicas para evitar esses erros e melhorar a sua postura:
Alongue-se em primeiro lugar, tanto quanto possível para abrir os discos intervertebrais [tecido mole entre sua vértebra]
Seus quadris devem iniciar o movimento, porque ambos são o seu centro de gravidade e prana [centro energético]
Expire enquanto se alonga, a gravidade irá ajudá-lo. Isso se aplica a todas as posturas que usa a gravidade.
Pense em 'ALONGAR' em vez de 'descer' para que o arco estático da postura segure o seu corpo
Se você sentir dor na parte inferior das costas, é porque você não alongou o suficiente.
Em vez de concentrar em juntar as palmas das mãos, concentre-se no alongamento que automaticamente  forçará  os cotovelos a ficarem esticados e consequentemente as palmas das mãos vão se tocar.
Coloque em prática esssa dicas e você vai obsevar uma incrível melhora na sua Postura da Meia-lua.

Um comentário:

  1. Maravilhoso o texto. Utilizei sua ideia e hoje em minha aula de ioga, enquanto meus alunos inclinavam para a direita, falei sobre o quente, o ativo, o masculino, o sol = ha. A mesma ideia para o outro lado. Ao final, estando eles centralizados, falei da união de ha+tha. O equilíbrio das forças, etc. Foi muuuuito legal! Gratidão.

    ResponderExcluir